segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Segundo ciclo da quimioterapia

Olá pessoal...
Continuo com o tratamento e não tem sido fácil. Dia 31/07/2017 iniciei o segundo ciclo da quimioterapia. Continuo com as duas medicações, com os enjoos, com os cabelos caindo. A diferença é que agora com os cabelos crescendo e caindo ao mesmo tempo, quando passo a toalha de banho na cabeça, parece que sequei um cachorrinho, kkkkk. A toalha fica cheia de cabelinhos. Por isso tive de "tosar" de novo hehehe. Mas as laterais já caíram e estou de moicano, coisa linda kkkk.

DICA: Para me alimentar melhor e ficar mais forte, minha mãe, fiel companheira, passou a fazer sopas e canjas com os legumes bem picadinhos e cozidos, o que ajuda muito, já que é só engolir. E não preciso sentir o sabor mastigando, (já que a quimioterapia continua alterando muito o paladar).

Os médicos optaram por reduzir em 15% a toxicidade da quimio e reduzir um dia na semana, pois o primeiro ciclo quase me matou por envenenamento, como já descrevi no post anterior. Então continuei com as duas drogas e fiz somente 4 dias, ao invés de cinco. Isso, acredito eu, me ajudou a conseguir comer sem tantas ânsias, a ficar mais forte e conseguir andar e ficar "normal" durante esse ciclo.
Coloquei "normal" entre aspas, porque apesar de me sentir bem durante o fim da quimioterapia, no dia 09/08/2017 tive uma intercorrência que me deixou com febre.
Corri para o pronto atendimento com os leucócitos em 131. E no dia 10 foram feitos novos exames e ao invés de subirem, continuaram descendo. Chegando em 64. Mesmo usando filgrastim (remédio superpotente para imunidade). Minhas plaquetas também baixaram muito e sangrei pelo nariz, o que é muito grave em paciente com baixa imunidade, pois tinha alto risco de hemorragia.
Foram 7 dias de internamento, recuperando a imunidade e mudando de quarto em quarto.  Me internei na quarta-feira pela tarde, porém não tinha vaga no isolamento, precisei ficar no pronto atendimento até que liberasse um quarto. No dia seguinte à noite, foi liberado um quarto na ALA B, onde reencontrei uma amiga que fiz no primeiro internamento. Eu não tinha comentado sobre ela, mas seu estado era gravíssimo, pensei que ela morreria. O tumor dela é no intestino e a quimioterapia muito forte havia arrebentado uma parte do intestino e ela precisou operar de imediato para fazer a lavagem. Além disso ela teve de usar uma sonda no nariz para bombear um líquido preto que estava podre no estômago. Pensei que ela não fosse aguentar. Orava por ela todos os dias com imposição de mãos e pedia a Deus pela cura dela. Ela estava muito debilitada e se alimentava pelo cateter. Não andava e mal conseguia ouvir o que ela falava.
Quando cheguei no quarto na ALA B, deitei na cama, e ouvi a voz dela, dei um salto de susto e sentei na cama atônita: Meu Deus, é a minha amiga!!!! Meu coração se encheu de alegria, pois ela tinha saído do isolamento e estava em quarto comum!!! Todos os dias eu e minha família fazíamos culto e orávamos por ela, e por todas as pessoas que conhecemos que estão com câncer. E esperava muito quando a revesse que ela estivesse bem.
No dia seguinte consegui vaga no isolamento, que alívio. Estava com muito medo de uma infecção no quarto comum. Me despedi da minha amiga com uma oração, e orei por todas ali no quarto, crendo que assim como Deus agiu na minha amiga, Ele age em mim e em quem recebe a oração com fé.
Passei mais 4 dias no isolamento, esperando que a imunidade subisse, tendo dias que subia e dias que baixava, e no sétimo dia, contado do internamento no geral, a imunidade subiu e establizou, fui para um quarto coletivo na ALA A.
Lá encontrei uma moça, 25 anos, mãe de um bebê de 4 meses. Rodeada pelo marido, a mãe e a tia. Estava tudo bem e estávamos conversando, quando ela teve uma parada respiratória.
Uma vez eu tinha dito que muito descrente aprenderia a orar quando Jesus voltasse. Mas posso dizer que ver uma pessoa à beira da morte faz qualquer ser humano a clamar à Deus. Todos entramos em oração pela vida dela. E eu não pude conter as lágrimas.
Eu já passei por muitos internamentos. Mas esse posso dizer foi o mais difícil. O choque de realidade foi muito grande. Eu nunca tinha visto uma pessoa morrer. E já chegando no plantão me deparei com uma emergência de parada cardíaca, mas como ficamos dentro de biombos, não conseguia ver o que acontecia, só podia ouvir... e o senhor veio a óbito. Mas ali no quarto, aquela moça na minha frente, que eu acabava de conversar começou a perder o ar e a vida dela estava indo embora na minha frente. Eu só poderia orar e clamar a misericórdia de Deus. Todos clamávamos. E Ele nos ouviu. Ela voltou a si. Foi lindo ver o agir de Deus. Ali tive certeza que Jesus irá curá-la.
No fim da tarde daquela quarta-feira, tive alta. Orei por ela com imposição de mãos e plantei a semente da fé naquela família, que está descrente na cura. E pude renovar a minha fé vendo essa moça, que agora também é minha amiga. O caso dela é gravíssimo. Ela está desenganada, com um tumor no fígado. Mas tenho certeza que a fé dela irá curá-la. Não tenho dúvidas disso. O brilho no olhar dela ainda não apagou.
Eu voltei para casa com sensação de dever cumprido e alma lavada.

Redução tumoral em 30 dias.

Quanto a mim, a quimioterapia apesar de muito forte e de me deixar muito mal, com a língua prateada, também tem surtido efeito no tumor, que tem reduzido. Vou iniciar o terceiro ciclo da quimioterapia dia 23/08/2017. Antes da cirurgia, que foi agendada para 19/09/2017.
Esse ciclo foi todo reavaliado por causa da cirurgia. Agora vou tomar apenas uma droga, a doxorrubicina, que é a quimioterapia vermelha, e somente por 3 dias. Antes a meta era reduzir o tumor para que ele fosse operável. Depois dessa redução, a meta é manter esse tamanho para que a cirurgiã de cabeça e pescoço possa operá-lo. Após a cirurgia, terei mais um ciclo de quimioterapia que ainda será pensado.
Quanto ao tratamento da imunidade, teremos de mapear qual dia a imunidade dá os picos negativos, pois pelo que a médica me explicou, a imunidade não tem reserva. Teremos de identificar esses dias para entrar com a mediação e o tratamento.

Então que venham as próximas etapas. E que Deus segure sempre a minha mão e a de tantos que lutam comigo contra essa doença que não tem idade, cor ou credo, pois mesmo sendo infiéis, Deus permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo. 2 Timóteo 2:13 

9 comentários:

  1. oi Aline fico feliz por estar melhor força amiga Deus vai continuar nesse proximo siclo. Deus colocou vc na hora certa para orar por essa moça que quase morreu, continuamos orando e na torcida para que se recupere o mais rapido possivel e que a cirugia seja um sucesso e que nunca mais precise passar por outra e venha contar seu testemunho de cura e de pessoas que alcançaram a cura e a salvação atraves de sua vida bjo fica com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Desejo de todo coração que Deus continue te fortalecendo dia a pós dia, e que todas essas etapas passem rápido. E com certeza Será tudo com sucesso!
    Deus abençoe muito!! Bjus

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline continuamos orando por você e creio que Deus vai restabelecer sua saúde por completo. É lindo ver como Deus está te usando com as pessoas que te rodeiam. Me emocionei. Um beijo grande. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Estamos contigo. Muito em breve você estará curada e todos seremos testemunhas do poder de Deus.

    ResponderExcluir
  5. Ai Amiga....de tudo isto que acontece, só uma pessoa com o coração puro igual o seu para deixar Deus agir desta forma.
    Te amo amiga e conte sempre com as minha orações.

    ResponderExcluir
  6. Sim Deus existe e faz maravilhas ....Deus está operando milagres.... VC está vencendo.

    ResponderExcluir
  7. Vc é uma lição de vida pra mim!!!!
    Mesmo debilitada, ajudando o próximo!
    Minha amiga guerreira!

    ResponderExcluir
  8. Vc é uma lição de vida pra mim!!!!
    Mesmo debilitada, ajudando o próximo!
    Minha amiga guerreira!

    ResponderExcluir
  9. Que Deus na sua imensa bondade e amor, te conceda a cura. Guerreira, orando por vc!

    ResponderExcluir