quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Pós-cirúrgico, fisioterapia, fonoaudiologia e radioterapia

Olá pessoal.
Me desculpem a demora em postar aqui no blog. Mas a rotina tem sido um pouco exaustiva.
Tenho que confessar que essa cirurgia me deixou mais debilitada do que eu imaginava.
Não consigo segurar um prato por alguns segundos sem o risco de deixá-lo cair. A força no braço direito e a mobilidade estão muito prejudicadas. Comer tem sido difícil. Por  falta da parótida, não tenho tido saliva, preciso de um copo d'água para conseguir engolir.
Graças a fonoaudiologia já não escapa alimento nem água pelo lado paralisado da boca e nem pelo nariz. A fonoaudiologia oncológica é importantíssima e essencial para a recuperação das cirurgias de cabeça e pescoço. Principalmente para que possamos voltar a nos alimentar pela boca. Não digo normalmente, porque essas cirurgias costumam deixar grandes sequelas, mas nos ensina a lidar com a dificuldade na alimentação e reinventar um novo jeito de comer com as mudanças. Seja ela uma paralisia, uma falta de saliva ou a retirada de um pedaço da mucosa bucal ou da língua e garganta.
No meu caso, já tinha todos esses agravantes, pois já operei língua, bochecha, garganta e pescoço, que na ultima cirurgia me causou paralisia parcial da língua e do lado direito da face (boca e olho).
Para o olho estou usando colírio 4x ao dia e uso uma pomada a noite. Para dormir, forço o olho a fechar com a mão e coloco um tapa-olho para que o olho não resseque.
Tenho feito fisioterapia. Que no momento tem me ajudado com as dores no ombro e na face. Tenho feito eletroestimulação com corrente TENS. 
Corrente TENS

Voltei a fazer a radioterapia para matar possíveis células microscópicas de câncer. 
A radioterapia tem me deixado muito enjoada e muito indisposta. Para comer, tenho optado por alimentos mornos ou gelados. Sem muito tempero, pra não enjoar. É importante ficar longe do preparo dos alimentos, principalmente na hora do cozimento. O cheiro forte dos temperos pode piorar o enjoo e prejudicar a alimentação. Procure não usar óleo em sopas. Quando a gente vai comer com a colher de plástico (já falei dela nos textos anteriores, por causa do sabor metálico) o óleo fica muito aparente e tira todo o apetite. 
No texto anterior tinha comentado sobre o medo de a doença voltar. Pois então. Já voltou. 
É muito rápida a evolução da doença. De um texto a outro e já tem tumor novo 😑.
Faz uns 15 dias notei um novo nódulo no pescoço e estava do tamanho de um grão de arroz. Hoje já está visível. Fiz uma consulta essa semana e o médico me disse que não vai operar, e que vai esperar para ver se a radioterapia vai fazer efeito sobre o tumor.
Novo tumor no pescoço

Também estou acompanhando um nódulo no pulmão direito. Fiz uma tomografia essa semana e vou em nova consulta dia 17/11.
Na ultima tomografia ele estava com 4mm.
Espero no Senhor que tenha desaparecido.
Como estou com tudo isso? Em paz.
A minha vida está entregue nas mãos de Deus. Deus sempre faz o melhor para seus filhos.
"Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito." 
Romanos 8:28
Sei que Deus tem um propósito para todas as coisas. Não podemos entender, mas Ele sabe todas as coisas. E eu espero minha cura em Deus. Quando penso que para a medicina as coisas podem estar ficando difíceis, eu me recordo que Deus está comigo e que "aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam."
Isaías 40:31 
E todos os dias minhas forças são renovadas com a graça e a misericórdia de Deus.
Esperar no Senhor e confiar em nada mais além da cura, além da solução dos problemas, além de uma vida plena de paz e prosperidade aos pés do Senhor. É isso que me dá força.
Fiquem com Deus! 
💗

Um comentário: